SAÚDE & EQUILÍBRIO OFERECE OFICINAS ESPORTIVAS INOVADORAS

SAÚDE & EQUILÍBRIO OFERECE OFICINAS ESPORTIVAS INOVADORAS

O Instituto Saúde e Equilíbrio, entidade tradicionalmente conhecida pelas apresentações do ciclista acrobata e palestrante Clóvison Alves, - o Clovin na bike (BMX Estilo Livre) nas escolas da região, também vem oferecendo, desde 2016, oficinas esportivas gratuitas, através de leis de incentivo ao esporte e de recursos próprios.

  “Iniciamos em Uberlândia, em 2016, com oficinas do tradicional jiu-jitsu, e com a primeira oficina regular do País  no ciclismo BMX Estilo Livre, através de parceria com a ONG Circo da Vida. Em 2018, pensando nos esportes mais modernos, passamos a oferecer outras oficinas inovadoras, como o ultimate frisbee ou disco voador - único esporte coletivo auto arbitrado do mundo, ou seja, os times disputam em campo e são responsáveis pelos julgamentos de suas ocorrências, como faltas, estimulando a autocrítica e autodisciplina” - conta Clovin, coordenador do projeto.

  Em 2018 o Saúde e Equilíbrio iniciou a oferta, com recursos próprios, da oficina de b-boying, que é uma dança de rua competitiva, figurando como um esporte, com batalhas e tudo mais. A oficina continua em 2019, no Bairro Lagoinha, também em Uberlândia, em parceria com renomada empresa e com a Sociedade Eunice Weaver (Casa da Paz), atendendo cerca de 10 crianças e adolescentes, que têm participado com sucesso de suas primeiras batalhas.

  O destaque de repercussão nacional, segundo o Instituto, foi a oferta (inédita no país) de oficina de ciclismo básico, para ensinar crianças a andar de bicicleta na escola, durante as aulas de educação física, como ação paralela dos projetos Udibike - Bicicletas Compartilhadas e BMX, Saúde & Equilíbrio. “Até um autista aprendeu a andar!”, comemora o Clovin. “Diante da epidemia de sedentarismo que assola o País, nosso objetivo é promover qualidade de vida e o autocuidado, estimulando, através de nossos eventos itinerantes e oficinas, cada qual a se cuidar. Pesquisa internacional mostrou que homens que praticam exercícios físicos vivem 12 anos a mais que sedentários, e mulheres vivem 10 anos mais… Quem não quer viver mais e melhor?!” conclui.

  Os projetos do Saúde & Equilíbrio já oferecem também oficinas gratuitas de capoeira (que também é considerada esporte), balé, dança inclusiva, circo, música e percussão, em Uberlândia (Projeto Rede Cultural Real - desde 2014); em Uberaba a oferta é de dança inclusiva para autistas, na ONG Laço Azul (Projeto Angel Hair). Em Tupaciguara crianças e adolescentes aprendem canto coral e outras modalidades através do Projeto Aroeira. “Nossa pretensão agora é iniciar oficinas de jiu-jitsu, música e balé em Patos de Minas, para o quê contamos com o apoio das empresas e pessoas físicas patenses, através da destinação de parte de seu imposto de renda aos nossos projetos. Estamos também empolgados com a parceria nascente junto a um renomado e tradicional clube de serviços patense, que deve ser o local onde ofereceremos mais esporte, cultura e vida para crianças e adolescentes” - conclui Clovin.

(texto transcrito da Folha Patense Edição de 20 de Julho de 2019 - nº 1.369 - Ano XXVII)